Jornadas de Arqueologia com atividades gratuitas para miúdos e graúdos
Evento decorre de 7 a 28 de junho em diversos espaços arqueológicos espalhados por todos o País.
O Mundo Inteiro em Cada um de Nós!’ é o tema da próxima edição das Jornadas Europeias de Arqueologia, que começam este sábado (7 de junho) e prolongam-se até dia 28 com dezenas de atividades gratuitas em todo o País. O Laboratório de Arqueociências da Ajuda, em Lisboa, recebe o primeiro evento - uma visita guiada, às 15h00, seguida de um espetáculo infantil sobre o Abrigo do Lagar Velho, lugar onde em 1998 foi descoberta uma sepultura de uma criança do Paleolítico Superior, com cerca de 29 mil anos (‘Menino do Lapedo’).
Sempre sob o signo da Diversidade, e mantendo o registo de contar as histórias da História, oencerramento das Jornadas acontece a 28 de junho na Gruta do Escoural (Alentejo). A atividade “Há um Escoural em cada um nós” desafia o público a conhecer um lugar que foi abrigo dos nossos antepassados mais longínquos (Paleolítico Médio), refúgio de expressão artística (Paleolítico Superior) e necrópole das primeiras comunidades agrícolas (Neolítico).
As jornadas vão ainda ocupar o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática (CNANS), e sítios arqueológicos deTongobriga, Citânia de Santa Luzia, Santuário Rupestre de Panóias e de Miróbriga.
As ações decorrem sempre ao fim de semana para facilitar visitas em contexto familiar, sendo todas as atividades gratuitas, mas sujeitas a inscrição prévia.
Este ano, o tema das jornadas o propósito de mostrar que a humanidade – como somos, o que somos e o que fazemos – resulta da troca milenar entre genes, culturas e saberes.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt