José Jorge Letria recandidata-se à presidência da Sociedade Portuguesa de Autores
Eleições realizam-se na segunda quinzena de novembro.
O jornalista, político e escritor português José Jorge Letria, de 74 anos, vai recandidatar-se à presidência da SPA – Sociedade Portuguesa de Autores, revelou o próprio ao Correio da Manhã. Letria, que ocupa o cargo desde janeiro de 2011, apresenta-se a eleições na segunda quinzena de novembro e embora não revele, para já, os nomes da equipa que escolheu para o acompanhar, anuncia que o cantor, letrista, compositor, produtor e editor Tozé Brito será seu braço direito, candidatando-se ao cargo de vice-presidente. Quanto ao lema da candidatura, José Jorge Letria afirma que “é o mesmo de sempre”: “Sem autores não há cultura”.
“A minha estadia na SPA tem sido muito interessante e rica, embora não isenta de problemas”, revela. “Ao longo destes anos temo-nos defrontado com problemas complicados, pois estamos a falar de uma instituição que tem 170 trabalhadores e representa 27 mil autores, de todas as disciplinas e todas as regiões do País”, lembra.
Esta candidatura surge numa altura em que a SPA está a celebrar o seu primeiro centenário, se prepara para realizar obras de requalificação “profundas” nos seus dois edifícios de Lisboa e estuda uma “reorganização total da sua estrutura empresarial”. “Temos de estar preparados para enfrentar os grandes desafios colocados pela Inteligência Artificial, que está a tornar-se omnipresente na nossa vida e a substituir os artistas em benefício dos grandes grupos económicos”, conclui.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt