Maria João Abreu: Apagou-se a luz que brilhou e se reinventou no palco, na televisão e no cinema
Estreou-se como atriz profissional no musical "Annie", de Armando Cortez, no Teatro Maria Matos, em 1983 e brilhou na televisão.
Morreu esta quinta-feira a atriz Maria João Abreu depois de ter sido hospitalizada de urgência na sequência de um aneurisma cerebral a 30 de abril, durante as gravações da novela "A Serra", da SIC. A artista encontrava-se internada no hospital Garcia de Orta, em Almada.
O campo teve uma importância na vida de Maria João Abreu. Nascida a 14 de abril de 1964, as férias da atriz eram passadas na casa da avó em Lamarosa, uma localidade entre Torres Novas e o Entroncamento. "No Verão, nós íamos trabalhar com ela no campo antes dos figos secarem: tínhamos de roçar as ervas à volta da copa das árvores para que os figos quando caíssem não se misturassem todos", revelou numa entrevista à revista "Sábado" sobre o papel dos avós.
Maria João Abreu estreou-se como atriz profissional no musical "Annie", de Armando Cortez, no Teatro Maria Matos, em 1983.
Participou em várias revistas no Parque Mayer, Teatro Maria Matos e no Teatro Aberto. Em 1998 fundou com o ainda marido da altura, José Raposo, a produtora "Toca dos Raposos".
Participou em programas como "Nico d’Obra", "Big Show SIC", "Malucos do Riso" e "Camilo e Filhos". Ficou conhecida pelo papel de Lucinda na série "Médicos de Família" da SIC, tornando famosa a "Ó troilaré, ó troilará, vieste p’ra mim, vieste p’ra cá".
A artista, que esteve casada com o ator José Raposo durante 23 anos, de quem teve dois filhos, Ricardo e Miguel, voltou a reencontrar o amor junto do músico João Soares, com quem casou em 2012.
Apesar da separação, os atores contracenaram várias vezes juntos. Em 2012, quatro anos após o divórcio, representaram dois amantes na peça "O Libertino", provocando rumores sobre uma possível reconciliação, notícia que não chegou a ser confirmada.
Em 2016, Maria João Abreu e José Raposo voltaram a representar um casal na novela "amor Maior", da SIC. "É ótimo. O José Raposo é maravilhoso, um ótimo ator. É muito bom voltar a estar com ele. Já temos muita cumplicidade, é mais fácil", referiu a atriz na apresentação do projeto.
Maria João Abreu concorda com o ex-marido, contando ainda que Matias é o seu "amor maior". "Está ótimo. Desde os dois meses que estou com ele de vez em quando. Ajudou-me a rejuvenescer. É muito parecido com o pai e às vezes parece que estou com o pai nos meus braços. Não me custa nada acordar durante a noite por causa dele", concluiu.
No mesmo ano, os atores foram também avós pela primeira vez de Matias, fruto da relação do filho João com Rita Rodrigues. Um ano depois, e com outro neto a caminho, Maria João Abreu comparava o papel de avó ao de mãe. "Ser avó de dois é como ser mãe de dois, como já fui. Quanto mais amor damos, mais amor temos para dar", afirmou em declarações aos jornalistas nos Prémios Sophia 2017.
O óbito de Maria João Abreu foi confirmado esta quinta-feira após vários dias em coma induzido no Hospital Garcia de Orta em Almada.
Siga o Correio da Manhã no Instagram:
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt