Martin Scorsese processado por filme engavetado há 20 anos
Realizador foi processado por alegado incumprimento contratual relativo a um filme que se comprometera a realizar há mais de 20 anos.
Segundo o Hollywood Reporter, a produtora Cecchi Gori Pictures e o cineasta tinham acordado filmar ‘Silence’ nos anos 90 mas Scorsese foi posteriormente assinando vários contratos para adiar a rodagem e, assim, poder dedicar-se entretanto às filmagens de outros projectos como ‘The Departed: Entre Inimigos’ (2006), ‘Shutter Island’ (2010), e ‘A Invenção de Hugo’ (2011).
Nestes acordos, Scorsese comprometia-se a compensar financeiramente a produtora – dando-lhe cerca de 20% dos lucros dos filmes que ia fazendo –, que agora o acusa de não pagar desde ‘A Invenção de Hugo’, em 2011.
Para mais, Scorsese iniciou na passada a rodagem de ‘The Wolf of Wall Street’, adiando, uma vez mais, o filme há tanto acordado ‘Silence’.
Os representantes legais do realizador já reagiram e classificam de “absurdo” o processo judicial que a produtora italiana interpôs esta semana, no Tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos.
A produtora diz que já gastou cerca de 600 mil euros com o projecto e exige uma indemnização de 1,1 milhões de euros ao cineasta, além dos 20% acordados de lucros de ‘A Invenção de Hugo’.
Niels Juul, da Cecchi Gori, já disse ao ‘Los Angeles Times’ que espera que a questão se resolva “amigavelmente”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt