ModaLisboa: 65.ª edição entre hoje e domingo em vários locais do centro de Lisboa
Esta edição acontece ao longo de cinco dias.
A 65.ª ModaLisboa, que inclui desfiles, conversas, exposições, performances e uma loja temporária, arranca esta quarta-feira no MUDE, estendendo-se até domingo a outros locais do centro da cidade, como o Pátio da Galé e o Palacete Gomes Freire.
Hoje, o MUDE -- Museu do Design acolhe as Fast Talks, um espaço de debate aberto ao público, mediante inscrição prévia, e a inauguração da apresentação final do projeto de sustentabilidade 'beat by be@t'. Em exposição estará o resultado de projetos desenvolvidos por equipas compostas por 'designers' de moda (Adriana Oliveira, Francisca Santos, Nicole Feliciano e Luís Carvalho) e pequenas e médias empresas da área têxtil.
Nesta edição, a ModaLisboa acontece ao longo de cinco dias, em vez dos habituais quatro, conta com mais momentos abertos ao público e estreia um novo projeto: Fashion House, que estará aberta entre quinta-feira e domingo no Palacete Gomes Freire, no n.º 98 da Rua Gomes Freire.
O espaço terá entrada livre e estará "aberto a toda a gente", com exceção dos momentos das apresentações, "por contenção de público", das coleções de Roselyn Silva, Ana Margarida Feijão e Gandaia, de acordo com a diretora da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, em declarações à Lusa.
Na Fashion House haverá uma 'pop-up store' (loja temporária, em português) da ModaLisboa, apresentações, exposições, performances, 'happenings' e conversas.
No dia de abertura da Fashion House, quinta-feira, começa outra novidade desta edição: a ModaLisboa na Avenida, em parceria com a Associação da Avenida da Liberdade, de entrada livre e se estende até domingo em várias lojas e outros espaços da Avenida da Liberdade.
A maior parte dos desfiles acontecem entre sexta-feira e domingo, sobretudo no Pátio da Galé.
Na sexta-feira, o Pátio da Galé é palco de uma nova edição do concurso Sangue Novo, destinado a finalistas de cursos superiores de Design de Moda, de escolas nacionais e internacionais, e a jovens 'designers' em início de carreira, e da apresentação das propostas de Francisca Nabinho, Bárbara Anastácio, Alves/Gonçalves e 2B, nova marca da cantora Bárbara Bandeira.
No sábado, são reveladas as coleções de Gabriel Silva Barros, Mestre Studio, Luís Onofre, Gonçalo Peixoto, Kolovrat e Carlos Gil. Nesse dia, são também reveladas as criações da Behén e de Olga Noronha, no MUDE.
Para o último dia de ModaLisboa, domingo, estão marcadas as apresentações de Constança Entrudo, num espaço em Alfama, Nuno Baltazar, no MUDE, Çal Pfungst, ARNDES, DuarteHajime, Valentim Quaresma, Dino Alves e Luís Carvalho.
A ModaLisboa é coorganizada pela Associação ModaLisboa e a Câmara Municipal de Lisboa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt