Moeda comemorativa foi desafio para Joana Vasconcelos
Jogos Olímpicos Rio2016.
A artista plástica Joana Vasconcelos assumiu esta quarta-feira que desenhar a moeda comemorativa da participação portuguesa nos Jogos Olímpicos Rio2016 foi um desafio que a obrigou a viajar ao seu passado de joalheira e atleta.
Do "desafio novo" lançado a Joana Vasconcelos pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) nasceu uma moeda comemorativa, de edição limitada, na qual os anéis olímpicos se entrelaçam sob a forma de ondas do mar, que representam a simbólica união das nações e de dois mundos, o passado e o futuro, 'traduzidos' em duas metades distintas de ouro e prata.
Durante a apresentação da moeda de coleção de 2,5 euros - em 2016, será emitida uma corrente comemorativa, com o valor de dois euros -, que decorreu hoje na INCM, em Lisboa, a artista plástica reconheceu que nunca esperou desenhar uma moeda.
"A numismática é entendida como uma arte. Há uma tradição de desenhadores de notas e moedas, que são entendidos no meio da arte como especialistas. Estava longe de pensar que seria uma especialista", disse Joana Vasconcelos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt