Morreu a investigadora de Literatura Maria Alzira Seixo, aos 84 anos
Foi professora catedrática e uma autoridade no estudo da Literatura Portuguesa, tendo vencido por duas vezes o Prémio P.E.N. de Ensaio.
A investigadora de Literatura Portuguesa, Maria Alzira Seixo, 84 anos, morreu esta terça-feira de madrugada, disse à agência Lusa o ensaísta Manuel Frias Martins, presidente da Associação Portuguesa de Críticos Literários.
Frias Martins era colega da Maria Alzira Seixo nos júris dos prémios literários Fernando Namora e Revelação Agustina Bessa-Luís, assim como do Prémio Vasco Graça Moura/Cidadania Cultural, atribuídos anualmente pela Estoril Sol.
Maria Alzira Seixo foi professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e venceu por duas vezes o Prémio P.E.N. de Ensaio: em 1987, pela obra "A Palavra do Romance" e, em 2002, por "Outros Erros".
Entre os seus títulos conta-se a obra de análise "Os Romances de António Lobo Antunes".
As áreas de investigação de Maria Alzira Seixo foram a Literatura Portuguesa, Literatura Comparada, a Literatura Francesa Clássica e Contemporânea e questões relacionadas com a pedagogia literária.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt