Morreu estrela do soul Cecil Womack
O norte-americano Cecil Womack morreu na passada sexta-feira, aos 65 anos, em África, anunciou o site Soul-Source. O cantor, compositor e produtor era irmão de Bobby Womack e formou com a esposa a dupla 'Womack & Womack'.
Apesar de ter falecido no passado dia 1 de Fevereiro, a morte de Cecil Womack foi oficializada apenas nesta sexta-feira.
O músico vivia no continente africano desde 1990 com a sua esposa, Linda, filha do também cantor Sam Cooke. O casal formou, na década de 80, o projeto 'Womack & Womack' , que se estreou com o álbum ‘Love Wars’.
Cecil Womack já tinha um percurso musical ligado à soul, R&B e outros géneros da música negra, através de um contato iniciado com a participação num grupo gospel de Cleveland, a sua cidade natal, em 1950.
Na década seguinte, Cecil Womack destacou-se sobretudo como compositor e produtor, assinando temas para a primeira esposa, a estrela da Motown Mary Wells, e nomes como Bonnie Raitt, Patti LaBelle, 'The O'Jays', Teddy Pendergrass ou o irmão Bobby Womack.
Nos últimos anos, o cantor tinha adotado o nome Zekuumba Zekkariyas, depois de ter descoberto ligações ancestrais à tribo Zekkariya durante uma viagem à Nigéria com a esposa.
Entre os admiradores dos 'Womack & Womack' contam-se Eric Clapton, Joss Stone e 'The Beautiful South', que fizeram versões de temas do duo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt