Morreu guardiã de Anne Frank

Ajudou Anne Frank e a sua família numa altura em que exterminar judeus era regra no regime nazi e salvou aquele que viria a ser um dos maiores sucessos literários de sempre: ‘O Diário de Anne Frank’. Miep Gies, que ficará na história como a ‘protectora’ da adolescente judia, morreu na segunda-feira, aos cem anos, na sequência de complicações após uma queda na sua casa, em Amesterdão.

13 de janeiro de 2010 às 00:30
Morreu guardiã de Anne Frank Foto: Peter Steffen/Epa
Partilhar

Miep Gies nasceu em 1909 na capital austríaca, Viena, e rumou à Holanda com 11 anos. Em 1942, já em plena II Guerra Mundial, aceitou ajudar o patrão, Otto Frank, pai de Anne, a esconder toda a sua família em Amesterdão, fornecendo-lhes mantimentos. Porém, a fuga ao pesadelo nazi foi efémera e os Frank acabaram por ser detidos e levados para o campo de concentração de Bergen Belsen. No final da guerra, a austríaca entregou a Otto Frank, único sobrevivente do clã, os manuscritos que entretanto encontrara no esconderijo.

A primeira edição de ‘O Diário de Anne Frank’ viria a ser publicada dois anos mais tarde, em holandês. Desde então, a obra já foi traduzida em mais de 70 línguas.

Pub

Nos anos 80, Gies publicou a sua autobiografia, ‘O Meu Tempo com Anne Frank’.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar