Morreu o ator Gil Gerard, protagonista da série 'Buck Rogers'
Tinha 82 anos e não resistiu a uma forma rara e extremamente agressiva de cancro. Série de ficção científica passou em Portugal na década de 1980.
Gil Gerard, protagonista da popular série de ficção científica 'Buck Rogers', que passou em Portugal na década de 1980, morreu esta terça-feira aos 82 anos, informou a mulher, acrescentando que o ator partiu após uma "luta contra uma forma rara e extremamente agressiva de cancro".
"Desde que percebemos que algo não estava bem até à sua morte, foram apenas alguns dias", escreveu Janet Gerard nas redes sociais.
A série 'Buck Rogers' foi baseada numa banda desenhada de livros aos quadradinhos da autoria de Philip Francis Nowlan, que surgiu nos jornais norte-americanos em 1929. A série televisiva contava as aventuras do capitão da NASA William "Buck" Rogers, que foi congelado em 1987 a bordo da sua nave espacial e só descoberto 500 anos depois, em 2491.
Gil Gerard interpretou 'Buck Rogers' pela primeira vez num filme em 1979, que se tornou o episódio piloto da série televisiva que começou a ser exibida na NBC no mesmo ano. Teve 32 episódios ao longo de duas temporadas antes de ser cancelada em abril de 1981.
O ator chegou a confessar numa entrevista que inicialmente hesitou em aceitar o papel. “Recusei três vezes… Vi o que aconteceu com a carreira do Adam West com 'Batman', e este era outro personagem de desenhos animados. Eu não queria fazer estas coisas caricatas”, disse numa entrevista em 2018. Mas depois acabou por aceitar o papel a pedido do seu agente.
Gerard nasceu a 23 de janeiro de 1943, em Little Rock, no Arkansas, o mais novo de três filhos de um vendedor de facas e de uma professora. Mudou-se para Nova Iorque em 1969 para estudar na American Musical and Dramatic Academy.
O seu primeiro filme foi 'Some of My Best Friends Are...' de 1971. Mais tarde interpretou o par romântico de Lee Grant no filme 'Aeroporto 77'. Mas foi com 'Buck Rogers' que ganhou fama.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt