Morreu o pintor espanhol Antoni Tàpies
O pintor espanhol Antoni Tàpies faleceu nesta segunda-feira aos 88 anos, noticiou a Efe que cita fontes do Ayuntamiento de Barcelona, cidade onde nasceu.
O pintor catalão, nascido em Barcelona em 1923 numa família burguesa, culta defensora dos costumes e cultura da Catalunha, recebeu no ano passado da casa Real, o título de marquês de Tàpies, pelo seu contributo para as artes plásticas.
Em 1990 recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias e abriu as portas da sua Fundação, em Barcelona, onde expunha grande parte da evolução da sua obra, uma referência pictórica do século XX.
Em 1992 o Ayuntamiento de Barcelona (Câmara Municipal) concedeu-lhe a a medalha de ouro da cidade.
A Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e a Fundação de Serralves, no Porto, fizeram retrospectivas da sua obra e, em 2010, estiveram patentes exposições suas, em Évora e na Régua.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt