Grupo partiu janelas e roubou nove joias do Museu do Louvre. Assalto durou apenas sete minutos
Duas das peças já foi encontrada no exterior do museu. Uma delas será a coroa da Imperatriz Eugénia e está danificada.
O Museu do Louvre, em França, foi assaltado, este domingo. Devido ao incidente, o icónico museu encontra-se fechado.
Segundo Le Parisien, os assaltantes tiveram acesso ao prédio através do cais do Rio Sena. "Usaram um elevador de carga para ir diretamente à sala vissada na Galleria Apollo", avança o jornal francês.
Após as diligências iniciais percebeu-se que dois dos suspeitos encapuzados partiram janelas para entrar no prédio, enquanto outros dois permaneceram à saída do edifício com duas scooters TMAX utilizadas na fuga. O assalto durou apenas "sete minutos", referiu o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, que acrescentou que as joias roubadas são de "valor inestimável".
Os ladrões roubaram nove peças da coleção de joias de Napoleão e da Imperatriz. Entre eles um colar, um broche e uma coroa.
Entretanto, duas das peças já foram recuperadas, sendo uma delas será a coroa da Imperatriz Eugénia, que foi encontrada no exterior do museu, mas está danifica. A coroa da mulher de Napoleão III é composta por 1.354 diamantes e 56 esmeraldas, segundo a descrição divulgada 'online' pelo Louvre.
O anúncio do assalto foi feito pela ministra da Cultura, Rachida Dati, avança o Le Monde.
"Um assalto ocorreu esta manha na abertura do Museu do Louvre. Não há vítimas a reportar. Estou no local com a equipa do museu e a polícia", escreveu a ministra na rede social "X".
O assalto terá ocorrido, segundo as investigações iniciais, entre 09h30 e as 09h40 locais (10h30 e 10h40 de Lisboa).
O valor dos objetivos roubados ainda está a ser contabilizado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt