Museu de Marinha renova narrativa dos Descobrimentos
Vão ficar expostas novas caravelas.
Novos modelos da caravela latina, criados à luz das mais recentes investigações, vão ser incorporados na exposição da Sala dos Descobrimentos Portugueses do Museu de Marinha, em Lisboa, que terá, a partir de maio, "uma narrativa mais percetível e moderna".
Contactado pela agência Lusa, o primeiro-tenente Bruno Gonçalves Neves, chefe do Serviço de Investigação do Departamento de Museologia do Museu de Marinha, revelou que este é um projeto faseado de renovação daquela emblemática sala do museu, instalado no Mosteiro dos Jerónimos.
"A narrativa vai ser apresentada de forma mais acessível, a iluminação e os suportes museológicos serão renovados, e haverá novas peças, entre elas um navio mercante do período medieval e novos modelos de caravelas latinas de dois e três mastros", indicou.
As embarcações foram criadas nas oficinas da Marinha, que tutela o museu, e resultaram das mais recentes investigações sobre navegação realizadas por diversas entidades, nomeadamente universidades do país.
A Sala dos Descobrimentos, uma das mais procuradas pelos cerca de 150 mil visitantes que o Museu de Marinha recebe anualmente, possui uma centena de peças, além dos modelos de navios da época, também instrumentos náuticos, mapas, pintura, objetos religiosos, armas e porcelana chinesa.
O Museu de Marinha - cujos antecedentes remontam ao século XIX - abriu oficialmente em 1962 nas alas norte e poente do Mosteiro dos Jerónimos, junto do qual se construiu, mais tarde, um pavilhão para exposição das galeotas e um complexo destinado à direção e serviços.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt