Museu Júlio Pomar recebeu mais de 16 mil visitantes em 2016

O atelier-museu abriu ao público em abril de 2013.

09 de janeiro de 2016 às 08:58
júlio pomar Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

O Atelier-Museu Júlio Pomar criado há três anos para divulgar a obra do artista, que completa no domingo 90 anos, recebeu em 2015 um total de 16.670 visitantes, indicou a entidade à agência Lusa.

O atelier-museu abriu ao público em abril de 2013 e tem vindo a realizar exposições com a obra de Júlio Pomar e de artistas de outras gerações, nomeadamente Rui Chafes, escultor galardoado no ano passado com o Prémio Pessoa.

Pub

Esta mostra - que continua atualmente patente no atelier-museu - ultrapassou os números de público das exposições anteriores, segundo a entidade, perfazendo até agora um total de 6.490 visitantes.

De acordo com o Atelier-Museu, no último trimestre do ano, o espaço cultural irá reunir Júlio Pomar e Julião Sarmento, na linha de programação do museu, que visa cruzar aquele artista com outros autores da contemporaneidade. Está também em preparação a produção uma exposição sobre Júlio Pomar e o universo das artes decorativas, com curadoria da historiadora da arte Catarina Rosendo, prevista para ser apresentada entre abril e setembro de 2016.

A mostra resulta de um longo trabalho de investigação sobre as obras de Júlio Pomar no âmbito das designadas artes decorativas - murais, cerâmicas, vidros, tapeçarias, pinturas decorativas - que o artista realizou desde o início da carreira até à atualidade. O Atelier-Museu Júlio Pomar, instalado num edifício recuperado através de um projeto do arquiteto Álvaro Siza, situado na rua do Vale, ao largo de Jesus, perto da residência do artista, em Lisboa, possui um acervo de 400 obras.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar