O circo sai à rua e é todo gratuito
Neste ano, Viana do Castelo integra o circuito de circulação dos espetáculos e são já cinco as cidades nortenhas que aderem à maior festa de circo contemporâneo do País.
Arranca esta quarta-feira a 12.ª edição do Vaudeville Rendez-Vous e a programação é, como sempre, impressionante: há 18 espetáculos para ver, oito deles em estreia nacional, com 40 sessões agendadas e todas de entrada gratuita. Neste ano, duas grandes novidades: Viana do Castelo aderiu à festa e passa a integrar o circuito de circulação de espetáculos de circo contemporâneo, e o programa inclui um ciclo de “circo escondido” – projetos emergentes de pequeno formato, alguns deles destinados a um só espectador por sessão. Ao CM, o diretor artístico do festival explica que estes trabalhos nem sequer são divulgados.“São surpresa. Quem quiser ver, inscreve-se, e depois é chamado, por SMS, para se deslocar a determinado local, onde assistirá ao espetáculo”, revela Bruno Martins.
Esta edição, que além de Viana do Castelo volta a animar Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão até dia 18 (sábado), tem como lema ‘Mudança e Transformação’. “Encontramos vários criadores que estão a trabalhar sobre a instabilidade, o que reflete, naturalmente, a perceção que os artistas, e não só, têm sobre os tempos que estamos a viver”, nota o responsável, que destaca, nesta linha, ‘Anitya – L’impermanence’, do israelita Inbal Ben Haim, “uma instalação que muda com a ação dos espectadores” e ‘Fragmentos’, da companhia espanhola La Víspera, “sobre a mutação do corpo feminino”.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt