O que é o SwáSthya Yôga
O Swásthya Yôga é um excelente recurso em prol da qualidade de vida. Tem efeitos muito rápidos na flexibilidade e definição muscular. Foi desenvolvido por um povo admirável que vivia na Índia há milhares de anos atrás. O método legítimo é lindo de assistir, é fascinante de se praticar, é dinâmico, é forte, é para gente jovem (recomendado dos 16 aos 36 anos de idade).
Actualmente, o Swásthya Yôga é praticado por desportistas, universitários, artistas e intelectuais, um público exigente, que entende o Yôga como uma arte.
O Swásthya Yôga, entre outras coisas, tem os seguintes diferenciais:
- O Swásthya contém em si os elementos constitutivos que fundamentam todas as demais modalidades de Yôga, sendo que o Swásthya é de tradição muito mais antiga.
- O Swásthya é extremamente técnico, por isso agrada mais às pessoas dinâmicas, realizadoras e de raciocínio lógico.
- No Swásthya Yôga, a forma de executar os exercícios é diferente das formas modernas de Yôga. Inspirado nas linhas mais antigas, executa as técnicas corporais sincronizadas harmoniosamente, brotando umas das outras mediante passagens extremamente bonitas e que permitem a existência de verdadeiras coreografias.
- Cumpre advertir, no entanto, que Swásthya Yôga não tem nenhum parentesco com Educação Física. Trata-se de uma FILOSOFIA pré-vêdica, pré-ariana e proto-histórica.
A etapa inicial desse método tem por objetivo preparar o praticante para suportar o empuxo evolutivo que ocorrerá na etapa final. O resultado desse preparo prévio é o reforço da estrutura biológica com um aumento sensível e imediato da vitalidade.
Isso é conseguido através de oito feixes de técnicas, entre as quais, técnicas respiratórias, corporais, de descontração e de concentração, que além de força e energia, proporcionam ao praticante o autoconhecimento.
Para os que conhecem Yôga, os nomes desses oito feixes de técnicas que são ensinadas em cada classe são:
1- mudrá (linguagem gestual);
2- pújá (retribuição de energia);
3- mantra (vocalização de sons e ultra-sons);
4- pránáyáma (expansão da bioenergia através de respiratórios);
5- kriyá (atividade de purificação das mucosas);
6- ásana (técnica corporal);
7- yôganidrá (técnica de descontração);
8- samyama (concentração, meditação e outros estados mais profundos).
Por isso o Swásthya Yôga é considerado o Yôga mais completo do mundo.
Baseado no livro ” Faça Yôga Antes Que Você Precise” do Mestre DeRose
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt