Obra do artista Banksy autodestrói-se após ser leiloada por 1,18 milhões de euros
Quadro "Girl with balloon" desfez-se em tiras ao passar por uma trituradora de papel.
Uma obra do artista Banksy, cuja verdadeira identidade se desconhece, destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby's.
O próprio autor divulgou, na sexta-feira, uma fotografia na rede social Instagram no momento em que o quadro "Girl with balloon" ("Rapariga com balão", na tradução livre) se desfaz em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro.
"Vai, vai, foi-se", escreve Banksy sobre a imagem, numa alusão às palavras pronunciadas pelos leiloeiros quando concluem a venda a um cliente.
Um vídeo colocado pelo artista - cuja identidade nunca foi revelada - no Instagram mostra-o a instalar uma chapa dentada dentro de uma moldura. A legende explica que engenho serviria "para o caso de alguma vez ser posta a leilão". O que veio agora a aconter, perante o espanto dos que pariticipanvam no evento da Sotheby's. "A urgência de destruir é também uma urgência criativa", acrescenta Banksi no comentário que acompanha o vídeo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt