Os espetáculos que vai poder assistir durante a quadra festiva
Rui Veloso, Márcia, Tiago Bettencourt, concertos de música clássica e a tradicional subida ao palco de Legendary Tigerman em pleno dia de Natal são apenas alguns dos motivos para sair de casa ao longo deste mês.
Cantores pendurados em gruas, submergidos em vinho e água, rodeados por fogo, vindimas ao vivo, quedas de água, efeitos especiais, projeções de vídeo e fragrâncias florais que transportam o público para um mundo de sensações. Assim é o espetáculo ‘Carmina Burana’ da companhia catalã La Fura Dels Baus, que chega ao Campo Pequeno, em Lisboa, dias 20 e 21 de dezembro, e ao Pavilhão Rosa Mota, no Porto, dia 28. Mas há mais para ver e ouvir durante este mês do Natal...
Já este sábado (14), Rui Veloso sobe ao palco do Pav. Rosa Mota para um concerto que certamente irá reunir toda a família em torno das suas canções intemporais. Por Lisboa, são várias as propostas, para os dias que se avizinham. Márcia (18), Tiago Bettencourt (19), e Camané e Mário Laginha com o projeto ‘Aqui Está-se Sossegado’ (20), pensado de raiz para dar brilho a uma voz e a um piano, sobem ao palco do Coliseu dos Recreios.
E porque dezembro é tradicionalmente um mês de concertos de musica clássica, entre as propostas a não perder estão o concerto de Natal da prestigiada Vienna Mozart Orchestra (dia 17, na Altice Arena, Lisboa), o concerto da Orquestra Sinfónica da Casa da Música (20 e 21, precisamente na Casa da Música, Porto) ou o concerto ‘Bach, Pai e Filho: Magnificat X 2’, da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com o coro Voces Caelestes (22, no CCB, Lisboa). Dia 25 não esqueça o habitual concerto que Paulo Furtado, sob o nome de Legendary Tigerman, dá na Galeria Zé dos Bois, em Lisboa.
Muito circo e exposições também integram as festas
Como Natal não é Natal sem circo, de Norte a Sul há propostas em cartaz por estes dias. Em Famalicão, o Circo de Papel está a apresentar, até 5 de janeiro, no parque da Juventude, ‘Jardins’, um espetáculo inspirado no conto ‘O Rapaz de Bronze’ de Sophia de Mello Breyner Andresen.
A Companhia Internacional de Circo está a animar o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, até dia 26, e a 22 o Multiusos de Guimarães recebe o Havana Circo Cuba. Para os mais tradicionalistas, há o Circo Victor Hugo Cardinali, que montou uma tenda no Parque das Nações, em Lisboa, até janeiro.
Se preferir exposição, há uma no Porto de Henri Cartier-Bresson. Os retratos do mestre que fotografou Marilyn Monroe podem ser vistos no Edifício da Alfândega do Porto até abril. Em Lisboa, o Museu Nacional de Arte Contemporânea, no Chiado, inaugura hoje ‘Anémic Cinéma’, de Marcel Duchamp, e, em Cascais, a Casa das Histórias Paula Rego conta com uma nova exposição. Chama-se ‘Desenhar, encenar, pintar’.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt