Os heróis de Benghazi chegam ao cinema
Novo filme de Michael Bay estreia em Portugal.
O realizador norte-americano Michael Bay afasta-se da fantasia adolescente de Transformers e, com 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi, que chega hoje (5ª feira) às salas nacionais, volta a abordar os feitos de guerra norte-americanos, mais à semelhança de Pearl Harbor.
Com James Badge Dale (WWZ: Guerra Mundial, The Grey - A Presa), John Krasinski (série televisiva O Escritório) e Max Martini (O Resgate do Soldado Ryan, Batalha do Pacífico), o novo filme tenta reconstituir os ataques de 11 de setembro de 2012 na sede diplomática norte-americana de Benghazi, Líbia, perpetrados por radicais islâmicos líbios e que vitimaram o embaixador Christopher Stevens, Sean Smith, oficial de gestão de informação e dois soldados contratados pela CIA, Tyron ‘Rone’ Woods e Glen ‘Bub’ Doherty.
Seis para 200
O filme retrata as duas fases do ataque e como os seis principais soldados lidaram com os quase 200 terroristas que invadiram os dois edifícios diplomáticos. Explosões, tiros, metralhadoras, granadas e emboscadas não faltam, ao estilo único do realizador, enquanto, simultaneamente, a insegurança, o medo, a falta de confiança e também a esperança pintam o estado de espírito dos soldados. Como diz uma das personagens "todos são amigos até não o serem mais", referindo-se aos apoios ocasionais que os soldados e agentes norte-americanos tiveram de alguns jovens líbios de organizações antiterroristas.
A ação é de tal forma rápida e ritmada que quase não se dá pelo passar da cerca de duas horas e meia de filme. Uma espécie de homenagem, mais do que nunca relevante, até para compreensão dos movimentos terroristas atuais e da ação militar dos EUA na Líbia (antes e após a guerra civil).
Ficha técnica do filme:
- Título original: 13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi
- Género: Ação/Guerra
- País de origem: EUA
- Realizador: Michael Bay
- Elenco: James Badge Dale, John Krasinski, Max Martini, Dominic Fumusa, Pablo Schreiber, David Denman, Toby Stephens e Freddie Stroma
- Argumento: Chuck Hogan, baseado no livro 13 Hours, de Mitchell Zuckoff
Veja mais sobre o filme no IMDB (sigla do termo Internet Movie Data Base – a maior enciclopédia de cinema e séries da Internet – em inglês).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt