Palácio de Queluz vai ficar com azul caiado
Nem todos apreciam aspeto “manchado” da fachada. Empresa diz que é mesmo assim.
Nem todos os visitantes do Palácio de Queluz têm apreciado o trabalho de recuperação do espaço realizado nos últimos anos pela Parques de Sintra – Monte da Lua.
A empresa, que gere os parques e monumentos da Paisagem Cultural de Sintra e que é responsável pelo Palácio desde 2012, apostou na recuperação da fachada tal como era originalmente – azul – mas as queixas têm-se feito ouvir. O palácio está com um "ar manchado", não homogéneo. Como se tivesse levado uma só demão.
A resposta da Parques de Sintra às críticas é liminar: "As fachadas do Palácio Nacional de Queluz foram caiadas e não pintadas, e numa caiação os resultados são heterogéneos."
Fonte do gabinete de comunicação daquela instituição refere ainda que "os materiais aplicados durante a intervenção de recuperação destas fachadas foram selecionados tendo em conta rigorosos critérios de compatibilidade e respeito pela autenticidade dos materiais originais existentes", pelo que o aspeto final será tão próximo quanto possível do aspeto que o edifício teria no século XVIII, quando foi construído.
O espaço, que serviu de refúgio à enlouquecida D. Maria I, foi classificado como Monumento Nacional em 1910.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt