Porto Editora com luz verde para ser maior grupo editorial

A Autoridade da Concorrência decidiu viabilizar a compra do Direct Group Portugal, detentor das livrarias Bertrand, do Círculo de Leitores e de quatro editoras, pela Porto Editora, o maior grupo editorial português, foi esta segunda-feira anunciado.

07 de junho de 2010 às 18:44
Porto Editora com luz verde para ser maior grupo editorial Foto: DR
Partilhar

Após o anúncio, a 13 de Abril, de que tinha sido assinado um acordo de promessa de compra e venda entre a Porto Editora e o grupo alemão Bertelsmann, proprietário do Direct Group Portugal, o regulador indicou, em nota publicada no seu site da internet, que "o Conselho da Autoridade da Concorrência adoptou uma decisão de não-oposição na operação de concentração".

A viabilização desta transação vem reforçar ainda mais a posição ocupada no mercado do sector pelo grupo Porto Editora que, presidido por Vasco Teixeira e composto pelas empresas Porto Editora (que inclui a editora Sextante), Areal Editores, Lisboa Editora, Plural Editores Angola, Plural Editores  Moçambique e Bloco Gráfico, registou em 2008 uma facturação de 91,5 milhões de euros - um crescimento de 5,5 por cento em relação ao ano anterior, que o posicionava já como líder do mercado editorial em Portugal.

Pub

O segundo lugar, com uma facturação de 89,8 milhões de euros e um crescimento de 1,2 por cento em relação a 2007, é ocupado pelo grupo LeYa, de Miguel Paes do Amaral, que agrupa as editoras Asa, Caminho, Dom Quixote, Gailivro, Edições Ndjira (Moçambique), Edições Ndzila (Angola), Novagaia, Texto Editores, Oficina do Livro, Casa das Letras e Teorema.

O grupo editorial Bertelsmann, com negócios na área dos media em 50 países, resolveu vender o Direct Group, que emprega em Portugal 650 trabalhadores, porque os resultados financeiros obtidos em 2008 ficaram aquém das expectativas dos accionistas: a facturação foi de 70 milhões, menos 2,7 por cento do que no ano anterior.

A proposta de venda incluía as 54 livrarias Bertrand em Portugal, a distribuidora de livros Bertrand, o clube do livro Círculo de Leitores e as editoras Bertrand, Quetzal, Temas e Debates e Pergaminho.

Pub

Ao adquirir os activos do Direct Group, o grupo Porto Editora contribuiu para o aumento da concentração editorial em Portugal, já que soma, com a  LeYa, uma quota de 47 por cento do mercado editorial - que equivale aos 180 milhões de euros que juntas facturaram em 2008 -, a bastante distância  de um terceiro grupo: Babel, formado no final de 2009 por Paulo Teixeira Pinto e que reúne seis editoras.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar