PORTUGAL FAZ COLECÇÕES DE MOEDAS PARA TIMOR-LESTE
A Imprensa Nacional - Casa da Moeda (INCM) vai comemorar o lançamento das primeiras moedas correntes da República Democrática de Timor-Leste com a produção e comercialização de colecções com acabamento BNC (brilhante não circulada) e proof (prova numismática).
Segundo a INCM, o seu lançamento resulta de um acordo firmado entre a empresa portuguesa e a Autoridade Bancária e de Pagamentos de Timor-Leste (BPA), no âmbito do fornecimento das primeiras moedas correntes do país.
As moedas, à venda este mês, têm uma face comum e outra diferente para cada uma das denominações: 1, 5, 10, 25 e 50 centavos. A face comum apresenta uma orla circular que reproduz a decoração dos 'tais', panos típicos de Timor-Leste, e no centro a identificação do valor facial, sobre o 'kaybauk', que representa um dos símbolos do poder no país.
A moeda de 1 centavo retrata o molusco marinho 'Nautilus pompilus' - que vive a 600 metros de profundidade - para chamar a atenção para a necessidade de utilizar os recursos marinhos de forma a preservá-los para as gerações futuras. A moeda de 5 representa o arroz, para chamar a atenção para a necessidade de garantir alimentação de todos os timorenses.
Na de 10 centavos aparece um galo timorense, geralmente utilizado num dos mais típicos jogos de Timor-Leste, o combate de galos: é uma homenagem à cultura timorense e à determinação do seu povo na luta pela independência.
Quanto à de 25 centavos retrata um beiro utilizado na pesca artensanal, alertando também para a utilização dos recursos marinhos e preservação para as gerações futuras.
Finalmente, a de 50 centavos mostra o café, principal riqueza agrícola do país. A sua inclusão pretende realçar a riqueza gerada pela exportação do produto, quer para o país quer para quem o cultiva.
Estas moedas serão comercializadas pela INCM em colecções numismáticas (séries anuais) com acabamento especial, devidamente embaladas e com certificado de venda ao público.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt