Postal dos Correios assinala centenário da morte de Sidónio Pais
Panteão Nacional inaugura exposição em torno desta efeméride.
Um inteiro-postal dos Correios de Portugal assinala o centenário da morte do quarto Presidente da República Portuguesa, Sidónio Pais.
Sidónio Pais foi assassinado na Estação do Rossio, em Lisboa, a 14 de novembro de 1918, e os seus restos mortais estão no Panteão Nacional.
O inteiro-postal com porte pago para o correio doméstico (N20g), tem desenho de Hélder Soares e uma edição de três mil exemplares. A imagem ilustra o selo e a parte esquerda do postal.
E é precisamente no Panteão Nacional que, na quarta-feira, 14 de novembro, é inaugurada uma exposição intitulada ‘Sidónio Pais: O Retrato do País no Tempo da Grande Guerra’.
A exposição procura dar a conhecer os aspetos mais relevantes da vida e obra deste carismático professor, militar e político, tomando ainda como cenário o Portugal de então, aquando do exercício da sua presidência.
Inclui exemplares de pintura, escultura, têxteis e publicações de alguns dos mais importantes museus, palácios e monumentos portugueses.
A exposição estará patente até 17 de março de 2019, nas salas de exposições temporárias, Coro-alto e na nave central do monumento.
Além do inteiro-postal, os CTT, editaram ainda uma marca postal para obliterar o postal que reproduz a efigie do político.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt