"Práticas Artísticas em Contexto Prisional" em discussão na Gulbenkian em outubro
Encontro servirá para "refletir sobre o papel dos projetos artísticos em estabelecimentos prisionais".
Os projetos artísticos realizados em prisões estarão em foco durante dois dias, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, em outubro, numa iniciativa que conta com a participação de artistas, juristas e investigadores, entre outros.
O encontro "Práticas Artísticas em Contexto Prisional" está marcado para os dias 6 e 7 de outubro e servirá para "refletir sobre o papel dos projetos artísticos em estabelecimentos prisionais", de acordo com a Fundação Calouste Gulbenkian, que promove a iniciativa juntamente com a Acesso Cultura, num comunicado hoje divulgado.
"Durante dois dias, o Auditório 3 da Gulbenkian acolherá artistas, responsáveis por instituições prisionais, juristas, investigadores e participantes em projetos artísticos, com o objetivo de cruzar experiências, discutir desafios e partilhar aprendizagens sobre práticas artísticas realizadas com pessoas em regime de privação de liberdade", lê-se no comunicado.
Para o primeiro dia, aberto ao público, estão agendadas conversas sobre "os impactos, desafios e potencialidades" de projetos como o RadioAtividade (desenvolvido na Guarda), o Ópera na Prisão (Leiria), o Trégua (Funchal), o Ecoar (Porto) e o República do Vento (Montijo).
As conversas contam com a participação, entre outros, da jurista e ex-ministra da Justiça Francisca Van Dunem, da coreógrafa Filipa Francisco, do ator e encenador Pedro Gil, e do diretor do Estabelecimento Prisional da Guarda, Luís Vaz Couto.
Nesse dia será também apresentado o livro "corpoemcadeia: dança, prisão e gestalt", da autoria de Catarina Câmara, que tem por base a experiência de corpoemcadeia, um projeto artístico que combina a prática da dança com a psicoterapia Gestalt, implementado no Estabelecimento Prisional do Linhó entre 2019 e 2022.
A programação do primeiro dia será transmitida em direto no site oficial da Fundação Calouste Gulbenkian, e contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.
No segundo dia do encontro irão acontecer três oficinas, dirigidas a artistas que já desenvolvem ou querem desenvolver projetos na área. A participação nas oficinas obriga a inscrição prévia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt