Prémio LeYa é entregue a 13 de junho

Cerimónia na Feira do Livro de Lisboa.

05 de junho de 2015 às 14:39
Afonso Reis Cabral Foto: Pedro Catarino
Partilhar

O Prémio LeYa 2014, no valor de 100 mil euros, é entregue no dia 13 de junho na Feira do Livro de Lisboa, ao escritor Afonso Reis Cabral, pelo romance 'O meu irmão', anunciou o grupo editorial.

O anúncio do vencedor foi feito em outubro do ano passado e o romance foi editado pelas publicações D. Quixote no dia 21 de novembro.

Pub

A cerimónia de entrega está marcada para as 18h30 do dia 13 de junho, na Praça LeYa da Feira do Livro, e conta com a presença do escritor Manuel Alegre, que presidiu ao juri. O galardão será entregue pelo presidente da Leya, Isaías Gomes Teixeira.

Em declarações à Lusa, Reis Cabral, de 24 anos, afirmou que a escrita deste romance não foi uma "catarse de alguma coisa" e sublinhou que "é pura ficção", mas não deixou de questionar, "até que ponto todos os romances não serão catarse de algum aspeto de nós, de alguma coisa".

Pub

"Como estou no primeiro romance, não sei, de facto, dizer", rematou.

"Qualquer escritor tem que necessariamente escrever sobre o que sabe, senão não escreve, e portanto inspirei-me nalguns aspetos da minha biografia e da minha vida", acrescentou o autor, que é trineto do romancista Eça de Queiroz.

Ao Prémio LeYa de Literatura concorreram 361 originais de autores de 14 países e para Afonso Reis Cabral foi importante candidatar-se "para estabelecer limites e um prazo de conclusão", senão, reconheceu, ainda "estaria envolvido nele [romance]".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar