Presidente faz elogio a escritores nacionais
Obras de Teolinda Gersão e Ricardo Fonseca Mota foram distinguidas com prémios literários.
Portugal é um grande país de poetas e prosadores." Foi com estas palavras que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou os vencedores dos prémios literários Fernando Namora, atribuído a Teolinda Gersão pela obra ‘Passagens’, e Revelação Agustina Bessa-Luís, concedido ao jovem Ricardo Fonseca Mota pelo romance ‘Fredo’.
Na cerimónia de entrega das distinções, no Casino Estoril, o Presidente mostrou ter encontrado tempo para ler as duas obras, ao citar ambas no seu discurso, o que deixou os autores "muito honrados".
Em declarações ao CM, Ricardo Fonseca Mota destacou que o prémio atribuído ao seu primeiro romance, no valor de dez mil euros, é um "impulso" à sua carreira de escritor, que "assim ficará para sempre associada a Agustina Bessa-Luís", cuja ausência da cerimónia lamentou. "Egoisticamente gostava que a mestre Agustina aqui estivesse para poder observar e beber dos seus gestos", afirmou.
Já Teolinda Gersão recebeu este galardão, com um valor de 15 mil euros, pela segunda vez, depois de em 2001 o seu romance ‘Os Teclados’ ter sido agraciado com o Prémio Fernando Namora.
A autora destacou que "estes são tempos de excelentes oportunidades para os jovens". A escritora apelou ainda aos portugueses para lerem mais literatura nacional, incluindo os seus próprios livros. "As pessoas acham que, como sou professora, escrevo livros difíceis, mas é exatamente o contrário", concluiu Teolinda Gersão.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt