Primeiro dia com enchente

Nem com recurso a 'photo finish' seria possível aferir com precisão qual a primeira das 90 mil pessoas que entraram ontem no Parque da Bela Vista para assistir ao arranque do Rock in Rio Lisboa. Pouco passava das 16h00 quando começaram a marcar posição junto à entrada principal da Cidade do Rock. Ultrapassado o pórtico, todos procuraram assentar arraiais junto ao palco principal e não mais arredar pé, nem para ir à casa de banho. Andreia Lopes, da Costa de Caparica, esteve na linha da frente, ou não fosse a presidente do clube de fãs de Ivete Sangalo. Esperou dez horas. "Cheguei às seis da manhã para conseguir um bom lugar", disse.<br/><br/>

31 de maio de 2008 às 00:30
Primeiro dia com enchente Foto: Tiago Sousa Dias
Partilhar

Atrás de si vinha ‘Ana Maria’, que não quis dar a cara nem o nome verdadeiro. 'A minha mãe não sabe que estou aqui. Saí de madrugada de Faro e disse-lhe que ia a uma visita de estudo em Óbidos e que só voltava amanhã', conta a jovem de 16 anos, fazendo questão de garantir que foi a primeira vez que mentiu à progenitora.

Ainda o sol enchia de luz o recinto quando Paulo Gonzo começou a cantar, cerca das 19h00. Por essa altura, milhares de pessoas ainda se dedicavam às mais variadas actividades no recinto. Logo de seguida, Ivete Sangalo proporcionou o primeiro grande momento de euforia, contagiando todos aqueles que se concentraram junto ao Palco Mundo. Depois de uma entrada forte e ritmada, abrandou e nem se esqueceu da ameaçadora chuva que não chegou a cair em ‘Quando uma Chuva Passar’. Já com a bandeira portuguesa nos ombros encerrou a actuação com o público em delírio.

Pub

FILHO DEU-LHES 'ORDEM DE SOLTURA'

Marina e Luís Antunes, de 56 e 57 anos, ainda não tiveram uma única falta no que toca ao Rock in Rio Lisboa. 'Temos vindo a todos. Nem é tanto pelos artistas, mas mais pela festa. O nosso filho está na Finlândia e nós temos ordem de soltura', diz Mariana entre risos. Fãs incondicionais do festival garantem que, se tudo correr bem no próximo mês, viajam até Espanha para assistir in loco à edição do Rock in Rio Madrid.

'DEVIA TER CANCELADO', DISSE AMY

Pub

Já Amy Winehouse caminhava para o final de quase uma hora de actuação quando se dirigiu ao público e admitiu que 'devia ter cancelado' a sua presença, pois não estava em condições. Recebeu em troca o apoio dos muitos milhares que pagaram para a ver e interpretou o êxito ‘Rehab’, mantendo até ao fim um concerto em que chorou, desequilibrou-se em palco, não atinou com o suporte do microfone e ouviu aplausos dos milhares a que sujeitou a um terrível suspense. Só às 22h35, meia hora depois do previsto, é que saiu do camarim, cantando ‘Addicted’’ de forma algo errática. O fim da noite pertenceu a Lenny Kravitz.

MEDINA PROCURA UM NOVO ESPAÇO

Roberto Medina, pai do Rock in Rio, começa na próxima semana à procura de um novo espaço para o festival. Foi o próprio quem o disse ao CM, frisando que 'o importante é que a cidade de Lisboa tenha um espaço capaz de receber eventos do género. Um parque de entretenimento multifuncional.'

Pub

A próxima edição do festival, em 2010, será na Bela Vista, mas para 2012 não há ainda espaço garantido. A Câmara de Loures já se mostrou interessada e Roberto Medina diz que 'poderá ser', mas que irá ver outros espaços em Lisboa e arredores.

DETALHES

RECARGA NO MULTIBANCO

Pub

Longas filas nos terminais de multibanco levaram a que estes tivessem de ser recarregados ao final da tarde.

COBERTURA MUNDIAL

A terceira edição do Rock in Rio trouxe ao Parque da Bela Vista 180 jornalistas de todo o Mundo.

Pub

GONZO 'ORGULHOSO'

O Palco Mundo foi estreado pelo português Paulo Gonzo, que disse estar 'muito orgulhoso' com esse facto.

FALTA DE REDE

Pub

A concentração de tantas pessoas no Parque da Bela Vista provocou uma sobrecarga que tornou os telemóveis inúteis grande parte do tempo.

ERRO DA MINISTRA

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, esteve na Cidade do Rock e disse que gostava de ficar para ouvir Rui Veloso. No entanto, o português não integra o cartaz.

Pub

CARTAZ DE HOJE

Palco Mundo

Skank 19h00

Pub

Alanis Morissette 20h30

Alejandro Sanz 22h00

Bon Jovi 23h45

Pub

Palco Sunset

NBC & Verónica Larrenne 17h00

João Gil, Tito Paris e Marisa Pinto 18h15

Pub

Expensive Soul & Sara Tavares 19h50

Electrónica

Carlo dall’Anese

Pub

Darren Emerson

Christian Smith

Carl Cox

Pub

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar