Quadro perdido de Peter Paul Rubens supera os dois milhões de euros

Obra, que retrata Cristo crucificado, foi descoberta por acaso escondida numa mansão em Paris.

02 de dezembro de 2025 às 01:30
Quadro de Rubens, Cristo crucificado, descoberto numa mansão em Paris, supera dois milhões Foto: DR
Partilhar

Um quadro do mestre barroco Peter Paul Rubens, perdido há mais de quatro séculos, foi vendido num leilão em França, superando largamente o valor inicialmente esperado. A obra, que retrata Cristo crucificado, foi descoberta por acaso escondida numa mansão em Paris.

A obra foi arrematada por 2,3 milhões de euros, muito acima do valor estimado (abaixo dos dois milhões), totalizando 2,94 milhões de euros após a inclusão de taxas e prémio do comprador.

Pub

De acordo com o leiloeiro Jean-Pierre Osenat, a pintura é “uma obra-prima”, criada quando Rubens se encontrava “no auge do seu talento”. A tela representa Jesus Cristo crucificado, um tema frequente na obra do pintor, mas que, segundo especialistas, raramente aparece como um corpo morto na cruz.

A autenticidade e a importância do quadro foi confirmada pelo historiador de arte alemão Nils Büttner, reconhecido pelos seus estudos sobre o autor: “É a única pintura que mostra sangue e água a sair da ferida lateral de Cristo”, um detalhe que Rubens só retratou nesta obra.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar