Quanto vale uma estatueta dos Óscares?
Processo de fabrico é manual e altamente especializado.
O custo de produção de uma estatueta dos Óscares é relativamente baixo em comparação com o seu valor de mercado. As estatuetas são feitas em bronze e banhadas em ouro de 24 quilates. Em termos de materiais, o custo ronda os 380 euros, mas o processo de fabrico é manual e altamente especializado.
A estatueta tem 34 centímetros de altura e pesa cerca de 3,8 quilos. É adicionado estanho para que seja moldada com precisão.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Óscares eram feitos de gesso pintado, devido à escassez de metal. No fim do conflito, os premiados puderam trocar as estatuetas de gesso por outras de metal.
Embora algumas estatuetas já tenham sido leiloadas por milhares (ou até milhões) de euros, desde 1951, todos os vencedores dos Óscares assinam um acordo que estipula que nem os premiados nem os herdeiros podem vender o galardão sem que primeiro o ofereçam à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, pelo valor simbólico de um dólar (menos de um euro).
Quanto às estatuetas que mais renderam em leilões, há o exemplo do Óscar de Melhor Filme de "E Tudo o Vento Levou" (1939), comprado pelo cantor Michael Jackson em 1999, por um valor a rondar os 1,4 milhões de euros.
A cerimónia dos Óscares realiza-se no domingo, a partir das 23h30 em Portugal continental.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt