Rája Yoga – Yoga Real

Rája Yoga é muitas vezes referido como sedo o “Yoga resplandecente dos reis do espírito”. Foi cunhado tardiamente e só entrou em voga no século XVI d.C. Define-se a si mesmo como o Yoga próprio dos verdadeiros heróis do controlo da mente.

18 de setembro de 2006 às 00:00
Rája Yoga – Yoga Real Foto: d.r.
Partilhar

Rája Yoga é o sistema codificado por Pátañjali e é um tipo de Yoga que se utiliza no domínio interno das actividades mentais. É, portanto, voltado para pessoas que tenham uma maior apetência para a meditação.

Consiste em oito passos, ou etapas:

Pub

– Tamas – harmonizam o homem com a sociedade, consistindo em conselhos práticos de como o praticante deve agir na e perante a sociedade;

– Niyamas – harmonizam internamente o homem com ele mesmo, através de preceitos práticos.

– Ásanas – exercícios psicofísicos

Pub

– Pránáyáma – exercícios respiratórios

– Pratyáhára – abstracção e interiozação dos sentidos

– Dháraná – concentração da mente

Pub

– Dhyána – meditação

– Samádhi – estados em que se ultrapassa a ignorância e se alcançam níveis de consciência superiores e a nossa verdadeira natureza.

Há outras explicações para o nome Rája Yoga. Pode referir-se ao facto do Yoga Pátañjali ter sido praticado por reis, principalmente pelo rei Bhoja, que até chegou a escrever um famoso comentário ao Yoga Sútra – um dos seis darshanas (ponto de vista) da cultura hindu.

Pub

Numa explicação mais esotérica, pode encontrar-se na palavra rája uma referência oculta ao Si Mesmo transcendente, ao que é o rei soberano supremo do corpo e mente. Ou é possível que o termo rája se refira a Senhor – íshwara – ou Deus, visto em Pátañjali, por ser um homem especial de entre um número incontável de seres transcendentais.

Há ainda uma outra explicação, retirada de Yoga-Shikka-Upanishad, talvez escrito no século XV d.C e que nos dá uma explicação tântrica: “No meio do períneo, o grande lugar, reside rajas bem oculta, o princípio da Deusa, que se assemelha, na cor vermelha a flores. O Rája Yoga recebe este nome devido à união entre e o sémen (retas).”

O Rája Yoga afirmou-se como uma das escolas mais influentes da tradição yogi. Em Portugal, pode encontrar junto do centro Brahma Kumaris (www.brahma-kumaris.net). Ou em qualquer sítio que ensine Ashtánga Yoga, mais fácil de encontrar e mais divulgado, se bem que muitas vezes o Asthánga salta os dois primeiros passos por serem de extrema dificuldade.

Pub

Constitui o caminho mais directo para a meditação e a contemplação. De acordo com Swámi Vivêkánanda, “Rája Yoga é a ciência da religião, o fundamento lógico de toda a adoração, de toda a oração, de todas as formas, cerimónias e milagres. A meta é ensinar como concentrar a mente, depois como descobrir os recantos mais secretos da mente, depois como fazer uma generalização do que aí foi encontrado e chegar a conclusões, a partir disso, às nossa próprias conclusões”.

– Centro de Yoga Sivananda: Curso de Meditação a começar dia 19 de Setembro – Av. E.U.A., 109 – 3ºfrente, Lisboa, 21 797 14 31

Demonstração de Coreografias

Pub

– Clean Party: dia 23 de Setembro, 22h00, Amo.te Tejo, Abertura Oficial do EuroYôga 2006 www.eurosyoga.eu

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar