Rappers triunfam no cinema
Universal Pictures arrecada cerca de 54 milhões de euros.
A história do grupo de ‘gangsta rap’ N.W.A. – Niggaz Wit Attitudes – está a ser um dos maiores sucessos de bilheteira nos Estados Unidos, aliada a várias polémicas. A banda, formada em 1986 por Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, DJ Yella e MC Ren, foi a primeira a usar a música para denunciar os problemas vividos pelos jovens negros nos bairros mais pobres do país.
‘Straight Outta Compton’ chegou às salas de cinema norte-americanas a 14 de agosto e arrecadou, nos primeiros três dias, cerca de 54 milhões de euros, o dobro do seu orçamento. A produção da Universal ultrapassou já o filme de Tom Cruise, ‘Missão Impossível 5: Nação Secreta’, e é a quinta melhor bilheteira de sempre de agosto.
Realizado por F. Gary Gray, a biografia da banda que revolucionou o mundo do hip hop e do rap conta ainda com a produção de dois dos elementos originais dos N.W.A. - Ice Cube e Dr. Dre. Nos papéis principais estão Neil Brown Jr., Aldis Hodge, Corey Hawkins, Jason Mitchell, O’Shea Jackson Jr..
O enredo retrata as tensões raciais entre a polícia e a comunidade negra vividas nos finais da década de 80, o que, para o realizador, é a melhor maneira de explicar a razão pela qual foi criado este tipo de música.
Para trás, ficam as polémicas com Dr. Dre, nomeadamente as acusações de violência doméstica e a prisão do seu produtor, ‘Suge’ Knight, que atropelou mortalmente o empresário Terry Carter na rodagem do filme.
Em Portugal, ‘Straight Outta Compton’ ainda não tem data prevista de estreia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt