Receitas do autor de ‘Os Três Mosqueteiros’
Basta olhar para os retratos de Alexandre Dumas para perceber que para além de autor prolífico, o escritor francês famoso por obras como ‘Os Três Mosqueteiros’ ou ‘O Conde de Monte-Cristo’ era, também, amante da boa comida e da muita bebida. No fim da vida, entregou-se completamente a essa paixão e deixou para a posteridade o ‘Grande Dicionário de Cozinha’, de 1873, que não chegou a ver publicado (morreu em 1870) e que continha nada menos do que seis mil entradas e três mil receitas.
Agora, 138 anos depois da publicação dessa obra que conheceu, ao longo dos anos várias reedições sempre diferentes, a Gadir vai lançar uma edição espanhola do livro que revela outra faceta de Alexandre Dumas.
‘Dicionario de Cocina’ (19 euros) promete revelar o gosto de Dumas pelos petiscos típicos da cozinha mediterrânica – incluindo receitas com sardinhas e longas prelecções sobre vinhos franceses e de outros países europeus.
Na qualidade de grande viajante, Dumas aproveitou as suas viagens pelo Mundo para regalar o leitor com descrições divertidas e inteligentes sobre os povos e a forma como se alimentam, e está cheio de anedotas biográficas e de referências histórias.
Claro que lhe faltam alguns pormenores importantes para quem o quer seguir como um guia de cozinha, nomeadamente o tempo de cozedura ou a quantidade dos ingredientes... Mas lê-se como um romance.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt