Ribeira vira sala de fado
Mais de 40 fadistas vão atuar na zona histórica do Porto.
Por alturas do Santo António e integrado nas Festas de São João, o festival de fado Caixa Ribeira transforma esta zona histórica do Porto, Património Mundial da Humanidade, numa gigantesca ‘sala de fado’.
Nos dias 12 e 13 deste mês (sexta e sábado), cerca de 40 fadistas atuam em onze palcos, num total de mais de duas dezenas de espetáculos.
Os concertos começam às 20h00 e decorrem até às duas da manhã do dia seguinte. Muitos dos espetáculos são em simultâneo, pelo que os espectadores terão de analisar o programa em detalhe, de maneira a que possam assistir aos fadistas da sua preferência.
Os palcos são 11: Caixa, Pátio das Nações, Salão Árabe, Mercado Ferreira Borges (dois), Igreja de S. Francisco, Escadaria (palco da Rádio Festival), Junta de Freguesia de S. Nicolau, Cais da Estiva, Janelas do Cais da Estiva e Barco no Douro.
Este festival vai contar com nomes consagrados, como Carminho, Camané, Katia Guerreiro, Gisela João, Rodrigo ou Frei Hermano da Câmara.
No entanto, convém sublinhar que este festival conta com mais de uma dezena de fadistas do Porto. No palco da Rádio Festival, na escadaria da Igreja de S. Francisco, por exemplo, vão atuar duas fadistas portuenses: Florência e Rosita.
Destaque ainda para a iniciativa ‘Fado à Janela’, no Cais da Estiva, em que dois guitarristas surgem à janela, tocando para quem passar (e parar) na rua.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt