Sabe o porquê da Austrália participar na Eurovisão? A resposta é simples
País da Oceânia é um dos países a concurso no festival, ainda que não seja uma nação europeia.
É algo que não deve ter escapado aos fãs e telespetadores do concurso do Festival da Eurovisão da Canção: a Austrália é um dos países a concurso há já vários anos, ainda que não seja uma nação da Europa. Este ano, o país da Oceânia aposta as suas cartas em Isaiah Firebrace, um jovem de 17 anos que venceu o programa 'Factor X' da versão australiana em 2016. Mas porque razão a Austrália, não sendo um país europeu, é um dos participantes do Festival Eurovisão da Canção? A resposta é simples. O país foi convidado para participar no concurso em 2015, com base no facto dos australianos serem grandes adeptos do concurso europeu e o transmitirem anualmente no canal de televisão do país, SBS, desde o ano de 2005.
Em 2015, o artista que representou a Austrália, Guy Sebastian, ganhou um honroso quinto lugar no festival que teve lugar em Viena, Áustria. A posição entre os cinco melhores valeu à Austrália um lugar definitivo e anual no Festival da Canção.
Israel, concorrente não-europeu
No entanto, a explicação para a sua presença anual no Festival Eurovisão da Canção é óbvia. Este país faz parte da União Europeia de Radiodifusão (UER), um órgão independente da União Europeia e do qual, em Portugal, pertence a RTP (Rádio e Televisão de Portugal).
A UER é a principal organizadora do Festival Eurovisão da Canção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt