São João do Porto arranca 6.ª feira com Rali

Evento dura seis semanas.

16 de maio de 2016 às 14:55
São João, Porto, Rali de Portugal, Avenida dos Aliados, GNR, concertos, música Foto: D.R.
Partilhar

As Festas do S. João do Porto 2016 arrancam na próxima sexta-feira com o Rali de Portugal na Avenida dos Aliados, prolongam-se por seis semanas com 300 iniciativas e terminam com um concerto dos GNR também nos Aliados.

"Faremos o melhor S. João de sempre. Nós queremos qualificar e fazer o melhor S. João de sempre, porque não existe S. João como o do Porto", declarou esta segunda-feira o administrador executivo da Porto Lazer, Nuno Lemos, numa conferência de imprensa para apresentar o programa oficial das Festas de São João do Porto 2016, cujo investimento total se cifra em 450 mil euros, mais 20 mil euros que na edição de 2015.

Pub

No programa deste ano destaca-se a expansão das celebrações das Festas de S. João para uma nova parte da cidade, a parte oriental, onde o palco principal vai ser Campanhã, com divertimentos e uma série de espetáculos ao vivo e gratuitos na Estação de recolha dos STCP de São Roque, referiu Nuno Lemos, frisando que os festejos também se vão manter nos locais tradicionais e emblemáticos da cidade, como por exemplo nas Fontainhas ou a Rotunda da Boavista.

Os festejos do S. João do Porto prolongam-se até dia 26 de junho, com os portugueses GNR a subirem, na noite de 25 de junho, pelas 00h00, ao palco na Avenida dos Aliados com a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana, para um concerto que juntará 35 anos de canções de um dos mais emblemáticos grupos musicais da cidade do Porto.

Pub

Nesta edição do S. João do Porto, onde estão agregados cerca de 300 iniciativas, entre desfiles, bailes, rusgas, arruadas, corridas, regatas, concertos, festivais de música e animação de rua e para crianças, destaca-se a classificativa espetáculo do Rali de Portugal (20 de maio), a primeira edição do Porto Beer Fest nos Jardins do palácio de Cristal (16 a 19 de junho) e a estreia de um Festival de Circo Trengo, também nos Jardins do Palácio de Cristal (19 de maio a 24 de junho), onde artistas vão desvendar artes circenses em 15 espetáculos abertos gratuitamente ao público.

A noite "mais longa" e "mais aguardada" da Festa de S. João é a de 23 para 24 de junho, em que depois do espetáculo de fogo-de-artifício, que é lançado no Rio Douro, junto à Ponte D. Luíz, a partir da meia-noite, segue-se o concerto da banda de rock portuguesa Xutos e Pontapés, um evento integrado nos 'Concertos na Avenida', com início agendado para as 01h00 da manhã.

No feriado de 24 de junho, é a Banda Sinfónica Portuguesa que sobe ao palco nos Aliados onde o público vai poder revisitar temas de bandas como os Beatles, Queen ou os Scorpions.

Pub

As crianças são o público especialmente escolhido para a segunda semana dos festejos do S. João do Porto, onde entre 25 de maio e 01 de junho (Dia da Criança), vai haver a Festa da Criança nos Jardins do palácio de Cristal (28 de maio-01 de junho) e o Mini Nos Primavera Sound, a 29 de maio, entre as 14h00 e as 20h00, no Parque da Cidade.

"Serralves em Festa Na Baixa" (2 e 3 de junho), Festival Caixa Ribeiro (3 e 4 de junho), "Sunwheel – instalação interativa" (4 a 26 de junho), "Serralves em Festa – 40 horas non-stop" (4 a 5 de junho), Fanpark – Estádios do Euro na Praça D. João I (10 de junho a 10 de julho) e o festival de música "Nos Primavera Sound", no Parque da Cidade (9 a 15 de junho) são outras das iniciativas inseridas nas seis semanas de festejos do S. João do Porto.

Em 2014 e 2015, a festa do S. João no Porto deixou de ser de uma só noite para se prolongar por um mês e meio com várias outras festas agregadas.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar