Selo dos CTT assinala 25 anos da AICEP
A Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa não tem fins lucrativos.
Os Correios de Portugal vão lançam esta segunda-feira, 27 de abril, um selo e um bloco comemorativos dos 25 anos da AICEP – Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa.
Constituída em 1990, a AICEP é uma associação internacional, técnica e científica, de carácter não-governamental e sem fins lucrativos que tem por objectivo o estreitamento de relações entre os países de língua portuguesa. Esta associação é um espaço de convergência dos parceiros do setor das comunicações, sendo a única a nível mundial a agregar Correios, Telecomunicações, Conteúdos e Reguladores.
A emissão filatélica é composta do selo de 0,80 euros e do bloco que inclui um selo de dois euros. Com tiragem de 115 mil e 40 mil exemplares, respetivamente, o selo e o bloco foram desenhados pelo AF Atelier. A emissão completa-se com o sobrescrito, a pagela e o carimbo de primeiro dia de emissão.
Está patente até 1 de maio na Escola EB 2/3 D. Afonso III, em Faro, uma exposição filatélica alusiva da temática do 25 de Abril.
O evento decorre de uma iniciativa do Núcleo Filatélico de Faro, extinto no ano passado, em parceria com o município de Faro, e levou às escolas do concelho três coleções sobre a temática. O certame filatélico reúne as coleções temáticas de Francisco Paiva e Luís Brás e tem o objetivo de levar aos mais jovens o conhecimento sobre o 25 de Abril de 1974.
SEMINÁRIO DO FÓRUM DOS NUMISMATAS
No próximo fim de semana, de 1 a 3 de maio, vai realizar-se em Quarteira um conjunto de iniciativas no âmbito do 7º aniversário do Fórum dos Numismatas.
O evento inicia-se sexta-feira, com um seminário sobre a numismática algarvia que terá lugar no Auditório do Centro Autárquico de Loulé. Serão oradores António Miguel Trigueiros, Dália Paul, José Ruivo e Rui Santos.
No sábado decorrerá o almoço de aniversário, que contará com 80 numismatas de todo o País e com um conjunto de personalidades da autarquia de Loulé. Do Museu Conímbriga, participará José Ruivo.
No decurso da iniciativa vão realizar-se um conjunto de atividades ligadas ao coleccionismo, como a venda e sorteio de moedas, notas, livros temáticos e ainda a eleição do forista do ano, a quem será atribuído o prémio ‘Flor de Cunho’.
O certame completa-se com duas mostras, uma destinada a homenagear o escultor Espiga Pinto, onde serão expostas moedas e medalhas da sua autoria. A outra mostra é dedicada à temática ‘Expansão Marítima Portuguesa através da Moeda’.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt