Selos e moeda assinalam os 150 anos da PSP
Desenho é da autoria do escultor José de Guimarães.
Foi o Rei D. Luís I quem, por decreto de 2 de julho de 1867, criou o corpo de Polícia Civil de Lisboa e do Porto, que mais tarde deu origem à Polícia de Segurança Pública.
Para assinalar a efeméride vai ser lançada uma emissão filatélica e cunhada uma moeda corrente comemorativa.
Com o valor facial de dois euros, a moeda vai circular por todos os países da zona Euro.
O desenho, da autoria do escultor José de Guimarães, é encimado pelo emblema da PSP e as palavras ‘Direitos’, ‘Liberdades’ e ‘Garantias’. É também rodeado pelas 12 estrelas que representam a União Europeia.
A face nacional da moeda terá a inscrição ‘150 Anos da Segurança Pública’ – alusiva à criação do Corpo de Polícia Civil, precursor da PSP – e terá representações dos cidadãos (silhuetas masculina e feminina) e de casario, que simboliza o País e as cidades onde a polícia desenvolve a sua atividade.
Desta moeda corrente comemorativa foram cunhadas quinhentos e vinte mil exemplares e produzidas peças com acabamento especial BNC – brilhante não circulada e provas numismáticas.
Os Correios de Portugal associaram-se a esta efeméride e emitem a 13 de julho a emissão filatélica comemorativa composta por um selo de 0,50 euros e um bloco com dois selos com o valor de 0,70 euros cada.
O selo de 0,50 euros reproduz o logo da PSP e o emblema das comemorações. Já o bloco apresenta, no primeiro selo, o policiamento de proximidade e, no outro, o policiamento numa motocicleta da década 60 (arquivo da PSP).
Também os Cafés Delta se associaram às comemorações dos 150 anos da PSP com a edição de uma coleção de dezoito pacotes de açucar.
INTEIRO-POSTAL DOS 850 ANOS DOS FORAIS DE ATOUGIA
Os Correios de Portugal associaram-se aos 850 anos dos Forais de Atouguia e editaram, no dia 8 de julho, um inteiro-postal comemorativo.
O inteiro-postal com duas faces reproduz a abóbada da Capela-Mor da Igreja de São Leonardo, templo construído em finais do século XII de estilo romano/gótico.
No verso, reproduz uma pintura que representa São Leonardo, atribuída à oficina do Mestre de São Quintino.
Com a edição de três mil exemplares, este inteiro-postal tem desenho de Carla Soares e porte pago para o correio doméstico.
A 6 de novembro será organizada uma festa litúrgica e uma feira anual dedicada a São Leonardo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt