SIRIUS MORRE NO LIVRO DE HARRY POTTER
Era o grande segredo do quinto e mais recente livro do pequeno feiticeiro, “Harry Potter and the Order of the Phoenix”, posto à venda este sábado mas cuja tradução em português só estará disponível em Setembro. Sirius, amigo de Harry Potter, morre num duelo com Bellatrix.
Acontece na página 710 do livro mais procurado de todos os tempos. Sirius é atingido pelo jacto de luz vermelha disparado por Bellatrix, precisamente quando se ria dela e a desafiava a fazer melhor. É atingido no peito e cai à vista de Harry. O pequeno feiticeiro vai tentar vingar o amigo, enfrentando Bellatrix, mas Voldemort surge em socorro da sua protegida. Quando tudo parece perdido para Harry eis que aparece Dumbledore em sua defesa. A luta é renhida e... talvez seja melhor ler o resto.
Foi preciso esperar três anos pelo quinto dos sete volumes previstos da saga Harry Potter. Este livro teve uma edição recorde de 13 milhões de exemplares, editados à meia-noite em todo o Mundo, e também deverá bater o recorde de encomendas pela Internet. É uma autêntica loucura global, à qual Portugal não escapou. Lojas Fnac em Lisboa e no Porto abriram à meia-noite só para começar a vender o livro e na capital estavam cerca de 300 pessoas à porta, à espera. O livro tem 766 páginas e custa em Portugal cerca de 20 euros (quatro contos). J. K. Rawling, que esteve numa livraria em Edimburgo, é desde o último livro a mulher mais rica de Inglaterra. A fama é tão grande que o termo "muggle" (não feiticeiro) usado pela autora no livro vai passar a integrar os dicionários de inglês.
De acordo com as primeiras impressões captadas on-line sobre esta Ordem da Fénix, trata-se de uma espécie de ordem constituída por feiticeiros e feiticeiras voluntárias para combater Voldemort. As primeiras páginas da nova saga são mais custosas de ler, sobretudo para quem não leu os livros anteriores, por que retomam a dinâmica dos personagens. Mas, à medida que o leitor se embrenha no livro, a narrativa leve da autora começa a fazer sentir os seus efeitos mágicos. E até à última página é um instante.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt