“Sou dos que gostam de defender a sua terra e as raízes”: Luís Trigacheiro edita albúm com dedicatória

Novo disco conta com as participações de Irma, Milhanas e Salvador Sobral. Artista venceu em 2021 o programa que lhe mudou a vida.

22 de outubro de 2024 às 01:30
Luís Trigacheiro Foto: DR
Partilhar

Dedicado à avó paterna, produzido por Luísa Sobral e com "uma referência à figura feminina no seu geral", o novo disco de Luís Trigacheiro não podia ter outro título: ‘Ela’. Sucessor de ‘Fado do Meu Cante’, lançado em 2022, o novo trabalho do cantor de Beja conta com as participações de Irma, Milhanas e Salvador Sobral e um leque de autores de luxo, entre eles, Miguel Araújo, Luís Severo, Maro, Joana Espadinha ou Maria do Rosário Pedreira. "Na minha geração há uma dificuldade grande em encontrar uma escrita coerente e com conteúdo, e não uma escrita que quando separada da música não tem sumo nenhum", explica.

"A nossa língua é muito complicada de escrever e, por isso, eu procuro sempre autores que tenham algo a dizer e que esse conteúdo chegue às pessoas", acrescenta o cantor, que no disco assina a letra e música do tema de abertura, ‘Rosa Pequenina’.

Pub

O novo álbum chega ao mercado três anos depois de Luís Trigacheiro ter vencido o ‘The Voice’ (RTP) e dois depois de ter lançado o disco de estreia, ‘Fado do Meu Cante’. "Hoje sinto-me mais maduro e com uma interpretação mais solta. Sinto-me mais capaz e acho que se nota uma diferença grande de um disco para o outro." Reconhecendo que foi graças ao ‘The Voice’ que viu a vida mudar, o cantor diz que já está em curso "o projeto musical de Luís Trigacheiro artista" e que está na hora de deixar para trás "o Luís rapazote de Beja que ganhou um programa de televisão".

De lá para cá, já deu cerca de 300 concertos por todo o País, sempre a promover o cante alentejano. Herói em Beja? "Pode-se dizer que sim. As pessoas gostam dos que saem de lá e defendem a sua terra e eu sou daqueles que gostam de defender as suas raízes e origens."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar