Subida fatal ao Everest
Épico chega às salas de cinema portuguesas esta quinta-feira.
É de cortar a respiração. A história de ‘Everest’ é real e não teve um final feliz. Uma potente tempestade de neve vitimou dois guias experientes donos de empresas de expedições (Rob Hall, da Adventure Consultants, e Scott Fischers, da Mountain Madness) e seis elementos das suas equipas quando subiam ao topo da montanha mais alta do Mundo (8848 metros).
Trata-se da escalada mais mortífera do Everest até então registada. Deu-se a 10 de maio de 1996, após dois meses de preparação e habituação ao frio extremo e ao ar rarefeito. Uma série de más decisões, motivadas pela obsessão de chegar ao topo, revelaram-se fatais para oito dos doze montanhistas.
A tragédia deu-se três anos antes de João Garcia escalar o Everest, ciente dos riscos que podia correr. Para o alpinista, o filme mostra de forma fidedigna a jornada até ao topo do Mundo.
"Hollywood finalmente conseguiu retratar bem este tema, tanto do ponto de vista das imagens como técnico", disse ao CM o primeiro português a alcançar o cume do Everest. O montanhista confessou ainda que "escalar estas montanhas é doloroso e difícil, e, quando confrontados com tantas dificuldades, chega a passar pela cabeça desistir", tal como aconteceu com as personagens de ‘Everest’.
O filme foi parcialmente rodado em trilhos reais, o que torna a imersão na película muito fácil. Um thriller emocionante, com um elenco de luxo: Jake Gyllenhaal, Jason Clarke, Keira Knightley e Josh Brolin.
Título original: Everest
Género: Aventura/Drama/Thriller
País de origem: Estados Unidos da América
Realizador: Baltasar Kormákur
Argumento: William Nicholson e Simon Beaufoy
Elenco: Jason Clarke, Martin Henderson, Jake Gyllenhaal, Jason Clarke, Keira Knightley, Josh Brolin, Tom Goodman-Hill, Chris Reilly, John Hawkes, Naoko Mori, Michael Kelly
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt