Teresa Salgueiro tem disco a solo
Teresa Salgueiro, a ex-vocalista dos Madredeus, assinou contrato com a editora Farol – curiosamente, a mesma que edita o seu antigo grupo – e vai lançar um novo disco a solo no próximo dia 16 de Março.<br/><br/>
Intitulado ‘Matriz’, o disco é o primeiro de originais de Teresa Salgueiro, que volta a trabalhar com o Lusitânia Ensemble – formação criada especificamente para a acompanhar –, entretanto renovado. Jorge Varrecoso Gonçalves (director musical e violino) conta agora com Pedro Jóia, na guitarra clássica, e Pedro Santos, no acordeão.
MÚSICAS DE CARLOS PAREDES
Ao longo do alinhamento do seu novo registo discográfico, Teresa Salgueiro dedica-se a fazer uma viagem pela música, língua e cultura portuguesa desde o século XII até à actualidade, recuperando música antiga, popular e tradicional de todo o País.
O disco contém ainda um ‘subcapítulo’ dedicado exclusivamente ao fado e, ainda, à música portuguesa contemporânea, recriando as composições de autores como Carlos Paredes, Fernando Lopes Graça e Fausto.
‘Matriz’ sucede a ‘La Serena’, gravado em 2007 com o Lusitânia Ensemble, então com outra formação; ‘Você e Eu’ (2006), trabalho no qual a cantora interpreta temas da música popular brasileira e bossa nova; e ‘Obrigado’ (2005), uma colectânea que reúne colaborações várias de Teresa Salgueiro com outros músicos.
A apresentação de ‘Matriz’ está agendada para o dia 13 de Março – apenas três dias antes de ser colocado à venda – no Centro Olga Cadaval, em Sintra.
PERFIL
Teresa Salgueiro nasceu há 40 anos em Lisboa e tinha apenas 17 quando foi seleccionada para ser a voz dos Madredeus, que abandonou em 2007. Tem uma filha de dez anos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt