Tiago Bettencourt inaugura novo capítulo

À habitual profundidade poética e à composição solitária, o músico juntou uma toada mais eletrónica. A estreia acontece hoje em Coimbra.

06 de novembro de 2025 às 01:30
Tiago Bettencourt Foto: Carlos Gonçalves
Tiago Bettencourt Foto: Carlos Gonçalves
Tiago Bettencourt Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

O novo álbum de Tiago Bettencourt, intitulado ‘Foz’, será hoje formalmente apresentado ao vivo (21h30) num concerto no Convento de São Francisco, em Coimbra, a cidade que viu nascer o músico. Já o disco desagua numa corrente mais eletrónica, a marcar o compasso da diferença em relaçãos aos seus antecessores. 

‘Foz’ é um trabalho que o músico tem vindo a revelar a pouco e pouco aos fãs, nas plataformas digitais e num canal próprio no WhatsApp que criou precisamente para partilhar com os fãs as novas canções e experiências das gravações, que aconteceram entre Portugal e a Suíça, país onde fez uma residência artística de oito semanas. “É um álbum que demorou quase dois anos a ser feito, num percurso muito solitário, no meu estúdio, onde compus sozinho”, começa por revelar. “Acho que demorei porque durante algum tempo andava à procura do que queria fazer. Depois, nos últimos dois meses, fui ter com o Fred Ferreira – um amigo e músico excecional – que já enveredou pela eletrónica há muito tempo (com os Buraka, por exemplo). Senti que precisava dele para terminar o disco, para fazer algumas transições e chegar à sonoridade que eu queria”, recorda.  

Pub

‘Nem Tudo é Mágoa’ é o título do segundo single do novo trabalho e chegou este mês nas plataformas digitais. “É um País muito magoado. Uma mágoa que nos fecha aqui dentro – temos o síndrome de sermos um país pequeno – e até o sinto entre os artistas. Isso requer uma certa gestão emocional, porque temos de estar bem com isso. Mas cada um interpreta como quiser”, explica o música.

A canção sucede a ‘7 Dias’ e aprofunda o caminho estético e emocional, naquele que considera ser um “novo capítulo” da sua carreira.

Depois de Coimbra, seguem-se mais dois espetáculos em dezembro, como já tem vindo a ser tradição do artista, dia 18 no Sagres Campo Pequeno, em Lisboa, e dia 20 na Super Bock Arena, no Porto.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar