Tony Carreira acusado de não pagar a músicos

Queixa foi apresentada formalmente no Tribunal da Propriedade Intelectual de Lisboa.

25 de outubro de 2016 às 01:45
tony carreira Foto: Nuno Fernandes Veiga / Correio da Manhã
Tony Carreira, guitarra Foto: D.R.
Tony carreira, cantor, música, mediatismo, cantor mais mediático, ranking, português, Portugal, ranking de visibilidade mediática, visibilidade mediática
Tony Carreira, videoclipe, Mon Fado, Foto: Direitos Reservados
19-11-2015_11_03_36 tony carreira.jpg Foto: Liliana Pereira
Embaixada, Tony Carreira, música, França, Paris Foto: Direitos Reservados
Tony Carreira, cantor, condecoração, Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, embaixada, Paris, música, emigrantes
CDS-PP, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Governo, Paris, Tony Carreira, Augusto Santos Silva, diplomacia Foto: Filipa Couto/Correio da Manhã 
tony carreira, filha, férias Foto: Direitos Reservados
Tony Carreira, fortuna, milhões, Forbes, revista, capa, música Foto: Sérgio Lemos
Tony Carreira, acidente, cantor, família Foto: Direitos Reservados
Tony Carreira Foto: Liliana Pereira

1/12

Partilhar

Oito músicos franceses acusam Tony Carreira de quebra de contrato e reclamam do cantor português o pagamento de uma parte dos lucros da venda do CD e do DVD ‘Tony Carreira – Ao Vivo no Olympia’ (álbum duplo lançado pela editora Espacial).

Pub

Os factos reportam-se ao ano de 2000, altura em que o espetáculo foi gravado em Paris. Segundo os músicos – e de acordo com a acusação levada ao Tribunal da Propriedade Intelectual de Lisboa –, terá ficado acordado entre as partes que estes receberiam um cachet simbólico (cerca de 80 euros cada por um mês de trabalho), mas que, em compensação, teriam direito a uma parte dos dividendos das vendas do CD e do DVD.

O contrato terá sido estabelecido com a Carreira Produções Lda., empresa entretanto dissolvida, o que deixou os queixosos sem saberem a quem e onde reclamarem os valores. "O dinheiro está espalhado por várias empresas, mas não desapareceu", diz um dos músicos. António Manuel Mateus Antunes, que Portugal conhece como Tony Carreira, o popular cantor de Pampilhosa da Serra, seria um dos sócios da Carreira Produções.

Pub

Ontem teve lugar a segunda – e última – audição das testemunhas (a primeira ocorreu a 5 de julho), sendo previsível que a sentença venha a ser proferida pelo tribunal no início do próximo ano.

Confrontada com a acusação, a empresa Regi-Concerto, gerida pela família Carreira, responde: "Nem o Tony Carreira, nem a Regi-Concerto devem o que quer que seja às pessoas em questão."

Esta, recorde-se, não é a primeira polémica que envolve Tony Carreira. Em 2008, chegaram à Sociedade Portuguesa de Autores acusações de plágio de vários temas do cantor, como ‘Depois de Ti (Mais Na- da)’, alegadamente copiada ao mexicano Christian Castro. Na altura, Tony Carreira disse estar "tranquilo".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar