Vanessa da Mata: A voz de todas as mulheres

A cantora brasileira atua hoje no arranque da quarta edição do Douro Wine Festival.

04 de julho de 2025 às 01:30
Vanessa da Mata Foto: DR
Vanessa esta noite em Lamego Foto: Rui Oliveira
Vanessa da Mata Foto: d.r.
vanessa da mata Foto: Getty Images
James Morrison na Latada Foto: DR
David Fonseca Foto: Carlos Gonçalves

1/6

Partilhar

'Todas Elas' é um álbum que poderia contar a histórias das várias e diferentes mulheres que habitam Vanessa da Mata e será o principal território sonoro que a cantora brasileira explora esta noite, no palco do Douro Wine Festival, que decorre hoje e amanhã no Porto Comercial de Cambres, em Lamego.

Ao CM, a cantora, mulher do mundo e feminista convicta, explicou ao detalhe o universo que abraça no seu novo trabalho: "São várias mulheres dentro dele: mulheres que compõem a minha pessoa, as minhas facetas, os meus momentos, os momentos de grandes e boas ilusões e algumas desilusões. É um olhar sobre a vida, a mulher e o amor".

Pub

De resto, vai haver também espaço para os clássicos da sua carreira e algumas surpresas para o público. "Na atual digressão, realizo o meu sonho de cantar 'O Mio Babbino Caro', de Giacomo Puccini para a ópera Gianni Schicchi. Outro ponto alto do show é a minha versão de 'Nada Mais', que está presente no deluxe de 'Todas Elas'. O diretor do espetáculo, Jorge Farjalla, define-o como uma jornada barroca da Santa à Maria Sem Vergonha transitando por várias canções para contar a saga dessa fêmea em busca do amar ou no enfrentamento dele - seja no amor romântico ou no amor próprio, atravessando o Brasil profundo e a celebração da sua cultura popular".

Este será, certamente, apenas um dos pontos altos do festival que acontece num dos mais bonitos cenários naturais do País, para celebrar não só a música - com atuações de David Fonseca, Nena, Joana Almeirante e S. Pedro (hoje), James Morrison, Os Quatro e Meia, João Só, Carolina de Deus, Mónica Teotónio e Margarida (amanhã) - mas também a gastronomia e a cultura vinícola, sendo já considerado como o maior festival de vinhos da Península Ibérica.

Além das provas, estão ainda previstos vários showcokings com um coletivo de chefs nacionais que promete surpreender pela mestria e talento em pratos confecionados em 'fogo de chão' com produtos da região.

Pub

Como habitualmente, o festival disponibiliza a todos os visitantes um sistema de shuttles e barcos para acesso ao recinto.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar