Versão cinematográfica da ópera Carmen vence Urso de Ouro
O filme "U-Carmen eKhayeltisha", uma versão sul-africana da ópera "Carmen", realizado pelo realizador Mark Dornford-May, venceu este sábado o Urso de Ouro para melhor película, atribuído pelo júri do 55º Festival Internacional de Cinema de Berlim.
"U-Carmen eKhayelissha" baseia-se na obra do compositor francês George Bizet, uma das óperas mais populares do mundo, transposta pelo realizador britânico Mark Dornford-May. O cenário para os amores da cigana Cármen e do fidalgo Don José foi montado pelo próprio realizador na África do Sul, usando aspectos da vida quotidiana de uma pequena localidade.
O realizador Marc Rothemund venceu o Urso de Prata por ter dirigido "Sophie Scholl: Die letzten Tage" ("Sophie Scholl: Os últimos dias"), filme que mereceu também o "Prémio Ecuménico das Igrejas".
A participação neste filme valeu ainda o Urso de Prata para melhor actriz à alemã Julia Jentsch, que interpreta na película o papel de uma estudante activista do movimento "Rosa Branca" que se opôs, em Munique, ao nazismo.
O Urso de Prata para melhor actor foi ganho pelo norte- americano Taylor Pucci, pelo seu desempenho em "Thumbsucker", dirigido por Mike Mills (Estados Unidos).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt