‘Vitalina Varela’ entre os preferidos a uma nomeação para os Óscares
Filme conta a história de uma cabo-verdiana que espera 40 anos para reencontrar o marido em Portugal.
A prestigiada revista de cinema norte-americana ‘Variety’ colocou o filme português ‘Vitalina Varela’ entre os principais candidatos a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional. A obra de Pedro Costa surge em 19º lugar na lista de previsões daquela publicação ao lado das candidaturas da Guatemala, Chile, Roménia, Espanha, Polónia, Grécia, Israel, Coreia do Sul e Eslováquia.
‘Vitalina Varela’ conta a história de uma mulher cabo-verdiana que esperou 40 anos para ir ter com o marido a Portugal, onde vivia e trabalhava, mas que chega três dias após o seu funeral, descobrindo posteriormente toda a sua vida secreta.
O filme teve estreia mundial na edição de 2019 do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, onde arrecadou os principais prémios: Leopardo de Ouro e Leopardo de melhor interpretação feminina, tendo depois disso recebido outros prémios em diversos festivais internacionais de cinema.
Recorde-se que ‘Vitalina Varela’ foi nomeado pela Associação Portuguesa de Cinema (APC) para substituir o filme ‘Listen’, de Ana Rocha de Sousa, depois deste ter visto chumbada a sua candidatura aos Óscares (em causa o facto de não ter mais de 50 por cento de falas em língua não inglesa).
Na lista dos principais candidatos às nomeações para Melhor Filme Estrangeiro a ‘Variety’ coloca, no entanto, nos cinco primeiros lugares, a Dinamarca, México, França, Suíça e Costa do Marfim.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt