Vítor Norte: "Não sou nada parecido com o Aristides de Sousa Mendes
Vítor Norte é ‘Aristides de Sousa Mendes - O Cônsul de Bordéus’ – já nos cinemas – e recorda o diplomata português que salvou milhares de judeus
Correio da Manhã - Como se preparou para interpretar Aristides de Sousa Mendes?
Vítor Norte - Tive longas conversas com os familiares, com os realizadores [Francisco Manso e João Corrêa], pesquisei na Internet, li um livro sobre ele....
- Conhecia a vida do cônsul?
- Sabia o mesmo que toda a gente, que ele tinha passado vistos a milhares de judeus e, a partir daí, alarguei o meu conhecimento.
- O filme faz um retrato heróico deste homem...
- Mais do que heróico, é um retrato muito humano e tentei dar dignidade à personagem. Não sou nada parecido com ele, o Aristides era diplomata e eu, na mesma altura da rodagem, estava a fazer de homem do campo numa novela (‘Deixa que te leve'), comia pão com chouriço todos os dias, e foi difícil dar-lhe dignidade (risos).
- Como era o Aristides?
- Era uma pessoa muito sensível, determinada e muito religioso. Ele teve de fazer um retiro de três dias para conseguir tomar a decisão de salvar aquelas pessoas.
- É um herói?
Tenho por ele grande admiração. Nem todos tomariam esta decisão pondo em risco a sua vida pessoal e profissional. Não tentei dar-lhe a imagem de herói mas sim ser fiel ao que aconteceu e a uma pessoa que luta pelos outros.
- A quem se dirige este filme?
A Portugal e aos portugueses. Sobretudo num momento de crise como o que passamos, é essencial que não nos esqueçamos de quem somos portugueses e da nossa história.
- É um filme a recomendar aos mais novos?
- Sim. Concordaria plenamente que se incluísse no Plano Nacional de cinema. Mais tarde ou mais cedo, acredito que seja o que virá a acontecer.
PERFIL l Vítor norte nasceu há 61 anos no Alentejo, em Borba. Entre vários trabalhos e o bailado, que interrompeu, apostou há 40 anos na carreira de actor, entre os palcos, a televisão e o cinema.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt