Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
3

Combate ao desemprego jovem em debate na Gulbenkian

Conferência internacional conta com a presença do ministro português do Emprego, Pedro Mota Soares.
Tiago Ruas 28 de Outubro de 2014 às 14:32
Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa
Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa FOTO: João Cortesão / Correio da Manhã

A conferência "Emprego Jovem e Empreendedorismo Social: Novos Caminhos" traz a Lisboa especialistas internacionais de apoio ao emprego jovem, no dia 5 de novembro. Vão ser apresentadas abordagens inovadoras para fomentar o emprego jovens e serão partilhadas experiências bem sucedidas em diversas partes do mundo.

Os especialistas internacionais vão explicar o papel que as organizações não governamentais (ONG) podem assumir como motor de mudança, através da criação de ambientes propícios a uma transição mais fácil dos jovens do ensino para o mercado laboral.

Luís Madureira Pires, coordenador do programa Cidadania Viva, gerido pela Gulbenkian, adianta ao Correio da Manhã que um dos objetivos da conferência é "analisar como melhorar a eficácia de instrumentos" que já existem para apoiar o emprego jovem, como o microcrédito, o capital de risco e as incubadoras sociais. Pretende-se ainda perceber como é que as "experiências bem sucedidas no estrangeiro" podem funcionar em Portugal.

O programa Cidadania Viva dispõe de 8,7 milhões de euros destinados a apoiar projetos promovidos por ONGs. Cerca de um quarto deste valor (2,1 milhões) financiou 21 projetos dirigidos a desempregados jovens, outros que abandonaram a escola, e/ou jovens em contexto de vulnerabilidade, visando a sua empregabilidade e inclusão social.

A conferência é organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian em colaboração com o Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu. É financiada pela Noruega, Islândia e Liechtenstein. A sessão de abertura conta com a intervenção do ministro Pedro Mota Soares, Ingvild Stub, secretária de Estado para os Assuntos Europeus da Noruega, e Artur Santos Silva, presidente da Fundação. O discurso de encerramento será feito por Isabel Mota, administradora da Gulbenkian.

desemprego jovem Gulbenkian conferência internacional
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)