page view

Receitas do cinema na China batem recorde

Um valor de 5.757 milhões de euros.

04 de dezembro de 2015 às 09:10

As receitas do cinema na China bateram este ano um novo recorde ao alcançar, até agora, 40.000 milhões de yuan (5.757 milhões de euros), um aumento superior a 48%, em comparação com o mesmo período do ano passado. 

"Trata-se do número mais alto de sempre alcançado pelas bilheteiras nacionais", escreveu hoje a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua, citando números da Administração Estatal da Imprensa, Publicações, Radio, Cinema e Televisão (SARFT, na sigla em inglês).

As produções nacionais, que dominam a programação na última semana do ano e nos períodos de férias, proporcionaram 59% das receitas, o equivalente a 23.700 milhões de yuan (3.300 milhões de euros), indicou a mesma fonte.

Entre os dez filmes mais vistos consta a produção chinesa "Monster Hunt", uma comédia de ação e fantasia realizada por Raman Hui, codiretor de "Shrek the Third", que no verão passado se converteu na produção nacional com mais sucesso comercial.

Da mesma lista fazem parte "Monkey King: Hero is Back", outra produção chinesa, e filmes estrangeiros como "Furious 7", "Avengers: Age of Ultron", "Jurassic World" e "Mission: Impossible-Rogue Nation".

Trinta mil salas

No conjunto, existem cerca de 6.200 cinemas nas cidades chinesas, o correspondente a 30.000 salas, indicou a SARFT.

Desde fevereiro passado, o "gigante" asiático superou os Estados Unidos da América como o maior mercado cinematográfico do mundo.

A importação de filmes, na China, é monopólio do Estado e está sujeita a cotas. Normalmente, o país mais populoso do mundo importa apenas 34 filmes por ano, a maioria dos quais norte-americanos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8