Barra Cofina

Correio da Manhã

Cultura
2

800 iniciativas grátis celebram património

Programação de três dias (de sexta-feira a domingo) passa por 127 concelhos de Portugal continental e ilhas.
Miguel Azevedo 25 de Setembro de 2020 às 08:58
Palácio Nacional de Mafra
Palácio Nacional de Mafra FOTO: João Miguel Rodrigues
Cerca de 800 iniciativas, a grande maioria delas com entrada grátis, envolvendo 127 concelhos em Portugal continental e ilhas, fazem este ano parte do programa das Jornadas Europeias do Património (JEP), que arranca esta sexta-feira e termina no próximo domingo.

A decorrer sob o tema ‘Património Educação’, contam-se, entre as múltiplas propostas, 300 visitas (guiadas e livres), 45 espetáculos, 45 exposições, 67 workshops e 34 conferências. Passeios de barco no Tejo, visitas ao Palácio Nacional de Mafra, à Torre de Belém, ao Panteão Nacional, em Lisboa, ao Pavilhão da Água, no Porto, ou ao Museu Machado Castro, em Coimbra, estão entre as ofertas.

Este ano, em especial por causa da pandemia, a JEP conta ainda com uma oferta sem precedentes de eventos online, que inclui 82 visitas e exposições virtuais, 56 apresentações e 57 filmes. Programa completo disponível em patrimoniocultural.gov.pt.

Sendo a grande maioria dos eventos de entrada gratuita, no caso dos museus, palácios e monumentos sob tutela da Direção-Geral do Património Cultural, a gratuitidade aplica-se sexta-feira e sábado aos visitantes que participem nas atividades programadas no âmbito das JEP e no domingo a todos os visitantes.

Iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, as JEP são o evento cultural mais amplamente celebrado e partilhado pelos cidadãos da Europa. Mais de 70 mil eventos são organizados todos os anos com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância do envolvimento de todos na proteção e valorização do Património Cultural.
Ver comentários